5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntário

Sesc Mesa Brasil e Sesc Comunidade contam com o trabalho voluntário em suas atividades


04/12/2023 - Atualizado em 06/12/2023 - 313 visualizações

Viva o Voluntariado!

No dia 5 de dezembro é celebrado “O Dia Internacional do Voluntário”, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 para incentivar o voluntariado.  

 Você já conhece as iniciativas do Sesc-SC que contam com a participação do voluntariado? Ao longo da nossa história, já mobilizamos muitas ações sociais e campanhas que contaram com a participação ativa de voluntários. O Sesc parabeniza todas as pessoas que se dedicam a esta causa. Mas você sabe o que é trabalho voluntário?

Doar o tempo, trabalho e talento a favor de uma boa causa e de coração, sem ganhos financeiros, é uma boa forma de definir o que é essa ação tão importante, que possui interesses sociais e comunitários, melhorando a qualidade de vida do ambiente onde se vive.   

De acordo com a Organização das Nações Unidas, o voluntariado traz benefícios não apenas para a sociedade, mas também para o indivíduo que realiza as tarefas. Entre as atividades, podem estar inclusas ajudar em ações sociais, na arrecadação de alimentos, organização de eventos especiais ou auxiliar uma instituição em tarefas diárias ou não. É uma forma de aprender e dignificar a alma.

Os benefícios de se dedicar a um trabalho voluntário são diversos. Quem opta por realizar esse tipo de trabalho tem a chance de aprender coisas novas, fazer novas amizades, criar uma rede de relacionamento e adquirir novas competências  Aproveitamos a ocasião para falar sobre duas iniciativas em que os voluntários são fundamentais: Sesc Comunidade e Sesc Mesa Brasil.   

Sesc Comunidade  

O Sesc Comunidade é um projeto que estimula o protagonismo social e o desenvolvimento das comunidades onde está inserido. Com a instalação de uma quadra poliesportiva, com salas de cursos e espaço de convivência, oferecemos uma variada programação gratuita.    

Desta forma, contribuímos para o exercício da cidadania, da solidariedade, da inclusão e da interação social da população no entorno.

O planejamento da programação é articulado em parceria com a prefeitura municipal, voluntários e demais entidades locais, visando a dinamização do espaço de forma participativa.

A programação envolve atividades esportivas, recreativas, culturais e socioeducativas, que atendam a diferentes públicos e faixas etárias.     

Atualmente, são nove unidades do Sesc Comunidade, presentes nos municípios: Biguaçu, Cocal do Sul, Forquilhinha, Irani, Joinville, Palhoça, Palmitos, Penha e São José.  

Carla Maria Barbosa Ladwig, presidente da associação Mães que se Apoiam, instituição parceira do Sesc Comunidade São José, relata:

“No Sesc, nossa parceria é realizada prestando atendimento de fisioterapia para crianças autistas na faixa etária de 6 a 14 anos.

Com a fisioterapia, as crianças podem ficar aptas a participar de outras atividades do Sesc.

Viver o voluntariado é uma experiência única, que nos permite experenciar novas oportunidades todos os dias.”.     

Daiany C. Oliveira de Lara (Sesc Comunidade), Fabiano Wagner Garbeletto (Sesc Estreito), Carla Maria Barbosa Ladwig, (associação Mães que se Apoiam), Wilson Elias Filho (gerente Sesc Estreito e Palhoça).

Sesc Mesa Brasil  

No Sesc-SC, o Mesa Brasil dá a oportunidade aos colaboradores e à comunidade de terem a experiência de serem voluntários durante as ações que são realizadas no Programa. Marília Zanettini, assistente social do Mesa Brasil Joinville há cinco anos, é a uma delas.

“Conheço muitas pessoas que se voluntariaram para auxiliar no Programa de diversas maneiras. E como preciso capacitá-los, acabo os acompanhando em muitos momentos – e procuro ser o melhor exemplo possível”, conta.    

Entre as atividades que os voluntários desempenham, estão o auxílio para triagem de roupas, carregamento e descarregamento de grandes doações (toneladas), na entrega da doação para as entidades sociais e na organização para otimizar e organizar as retiradas que são feitas pessoalmente no Mesa Brasil.  

Time Mesa Brasil Sesc - Joinville. 

“Percebo que, para algumas ações, principalmente quando é necessária a abordagem ao público na solicitação de doação de mantimentos, as pessoas ficam acanhadas, constrangidas, e falam pouco. Mas basta o primeiro sorriso, a primeira pessoa a se interessar em ouvir o que o voluntário tem a dizer.  

 A partir desse momento, a reação passa a ser outra”, relata. “Ao receber o primeiro quilo de alimento, a alegria contagia, o voluntário se solta, sorri mais, sente-se mais confiante e ao final, mesmo cansado de ficar em pé boa parte do tempo, sente gratidão ao ver a montagem das cestas básicas e felicidade ao perceber que a atitude dele vai contribuir com pessoas e famílias em alguma situação de vulnerabilidade”, conclui.     

 É por histórias assim que Marília busca incentivar colegas a desenvolverem trabalhos voluntários.  “Vale a pena se abrir para uma experiência, sair da zona de conforto, se permitir fazer algo por alguém sem esperar nada em troca. A sensação de bem-estar e de missão cumprida é incrível, a satisfação nos inunda”.      

Saiba +

A Assembleia das Nações Unidas define os termos “voluntariado”, “serviços voluntários” e “atividades voluntárias” como “uma ampla gama de atividades realizadas voluntariamente em benefício da sociedade em seu conjunto e sem que a retribuição econômica seja o principal fator de motivação.” (ONU, 2015).    

 O voluntariado é uma prática positiva não apenas para quem recebe a ajuda, mas também para o próprio voluntário: “o voluntariado permite que pessoas e comunidades participem em seu próprio crescimento. Através do voluntariado, cidadãos constroem sua resiliência, aumentam sua base de conhecimento e ganham senso de responsabilidade pela sua comunidade. A coesão social e a confiança são fortalecidas através de ações voluntárias individuais e coletivas, levando a resultados sustentáveis de pessoas para pessoas.” (UNV – ONU Voluntários).     

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .