Relato da artista:
"A identidade que atribuí a esses espaços, que àquele momento eu sentia como se ainda não fosses meus, foi fruto de um intenso processo de ensimesmamento e de experiência do tempo presente. E foi do exercício de transformar aquele local em um lugar meu, que os trabalhos da proposta submetida ao Sesc foram produzidos. Embora a pandemia tenha passado e, desde então, eu tenha me mudado de casa por duas vezes, a conexão com aquele primeiro lugar se revelou indissolúvel, ele permanece vívido em mim por muito tempo, e reverberou em minha produção dando forma à série desLEMBRANCAS. Através da pintura e da gravura, explorei a persistência da memória, onde o prefixo "des" não denota apenas "separação" ou "apagamento", mas também "intensidade" e "reforço" das lembranças que se recusam a desaparecer, mas assumem novos significados.
Sobre a artista:
Alena Rizi Marmo é uma artista visual, curadora independente e educadora cuja prática transita entre a criação, a reflexão crítica e a gestão cultural. Nascida em São Paulo e radicada em Santa Catarina desde 1998, possui uma trajetória marcada pela pesquisa aprofundada e pela atuação ativa no cenário artístico.
Sua formação acadêmica inclui um Doutorado em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2016), um Mestrado na área de História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), e um Estágio Pós-Doutoral focado em Patrimônio, Memória e Linguagens.
No campo das artes visuais, possui uma atuação de longa data, com diversas exposições individuais que incluem a série "enSIMESMAmentos" (2022 e 2023) e "enSIMESMAmentos e deLEMBRANÇAS" (Galeria SCAR, Jaraguá do Sul, 2023). Sua trajetória também abrange participações em coletivas desde 1993, sendo reconhecida com o Prêmio Aquisição no 11º Salão dos Novos de Joinville em 2003. Suas obras demonstram um engajamento contínuo com a experimentação e a linguagem artística.
Como curadora, destaca-se pela concepção de projetos inovadores e educativos. É Diretora Cultural do Instituto Luiz Henrique Schwanke, onde coordena e realiza diversas exposições, como "Schwanke: sonetos" (2022) e "A expressão reta não sonha: os devaneios de Schwanke" (2019). Também é responsável pela curadoria de importantes mostras, incluindo a exposição virtual digital "Casa tomada por desenhos que não deram certo" (2016), premiada com o Elisabeth Anderle de Incentivo à Cultura, e "Explorando os Profetas de Aleijadinho" (2014) no Museu de Ciência da USP, além de ser uma das curadoras de projetos como "Out.Art", "Articidade" e "Intercidades/Intercities", que promovem a arte em espaços públicos.
Seu interesse pela arte se manifesta também na educação. Atualmente, é professora da Universidade da Região de Joinville (Univille), onde ministra disciplinas como "Ateliê de Criação e Experimentação Artística", "Pintura", "História da Arte Moderna e Contemporânea”, entre outras, além de coordenar os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais e o Programa Institucional de Extensão Arte na Escola. Seus temas de pesquisa (comunicação e teorias decoloniais, epistemologias do sul, história da arte global, arte contemporânea, curadoria, curadoria educativa e ensino da arte) reforçam seu compromisso em ampliar o acesso e a compreensão da arte.
Nadja Lamas possui doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), doutorado sanduiche pela Université Paris 1- Panthéon Sorbonne, mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), especialização em arte na educação, pela FAP (1992), e graduação em Administração pela Fundação Educacional da Região de Joinville (1981). Professora titular da Universidade da Região de Joinville, nos cursos de Artes Visuais, Publicidade e Propaganda. Professora no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, da Univille, nas disciplinas Estética, Cultura Verbal e Cultura Visual, e Pensamento Contemporâneo. Pesquisadora na área de Artes, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte/ cultura e ensino da arte.
Exposição Livre
Exposição de pinturas e gravurasProgramação para sua cidade
Local: Galeria de Arte do Sesc Joinville
Endereço: Rua Itaiópolis, 470, América.
CEP: 89204-100
Inicio : 08:30
Fim : 17:30
Email: joinville@sesc-sc.com.br
Telefone: (47) 3441-3300
Informações
Abertura: 02 de dezembro, às 19h30Local: Galeria de Arte Sesc
Programação gratuita
Agende uma visita mediada para grupos através do whatsapp 47 3441.3319 ou pelo e-mail joinville@sesc-sc.com.br
Visitação: 02 de dezembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026, de segunda a sexta.
*A unidade Sesc estará fechada para recesso entre os dias 22/12/2025 a 02/01/2026.
Formas e Valores