O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.
"A poesia tem de ir aonde a gente está” é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.
Poeta residente na Biblioteca Sesc em Concórdia:
Ibriela Bianca Berlanda Sevilla é poeta e professora de português e literatura na rede pública estadual de ensino. Doutora em Literatura pela UFSC, trabalha com projetos de incentivo à leitura e letramento literário. Associada fundadora do Instituto Cultural Nossa Maloca. Foi integrante do coletivo de mulheres escritoras de Florianópolis Abrasabarca com quem tem dois livros de poesia publicados, Abrasabarca (Medusa, 2018) eRevoluta (Caiaponte, 2019). Teve poemas publicados na coletânea Evasões Poéticas (Humana, 2023). Tem dois livros solo de poesia, Mínimo Tratado da Paixão (Urutau, 2021) e Peleterra (Humana, 2025), cuja publicação foi viabilizada pelo prêmio de incentivo a cultura da Lei Paulo Gustavo. O livro Mínimo Tratado da Paixão, base do documentário Mínimo Tratado da Voz, também foi premiado em edital da lei de incentivo à cultura produzido por Lua Caolha Filmes.
Confira a programação:
Biblioteca