O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.
"A poesia tem de ir aonde a gente está” é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.
Poeta residente na Biblioteca Sesc em Balneário Camboriú:
Angélica Freitas (Pelotas, RS, 1973) é poeta e tradutora. Publicou quatro livros de poemas, entre eles Um útero é do tamanho de um punho (Cosac Naify, 2012; Companhia das Letras, 2017), obra apontada no livro Explosão Feminista (org. Heloísa Teixeira, Companhia das Letras, 2018) como referência para a nova geração de poetas brasileiras. O livro recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2013, e foi publicado na Argentina, Chile, México, Portugal, Espanha e Alemanha. Como tradutora, Angélica verteu para o português obras de Virginia Woolf, Cesar Aira, Susana Thénon, Adrienne Rich e Katharina Volckmer. Entre 2021 e 2022, foi artista residente do Berliner Künstlerprogramm (DAAD), em Berlim. Seu trabalho mais recente, Mostra Monstra (Círculo de Poemas/Fósforo, 2025), é uma plaquete de desenhos e poemas.
Confira a programação:
Biblioteca
Programação para sua cidade
Local: Biblioteca Sesc Balneário Camboriú
Endereço: Avenida Central, 360, Edifício Brasil Central, Centro.
CEP: 88330-668
Inicio : 08:00
Fim : 22:00
Email: balneariocamboriu@sesc-sc.com.br
Telefone: (47) 3248-4807
Informações
Programação*:10h: Leitura comentada. Evento fechado para público escolar.
Local: Auditório Sesc Balneário Camboriú | Avenida Central, 360, Centro.
Agendamento de turmas de Ensino Médio através dos contatos: (47) 3248-4807 | balneariocamboriu@sesc-sc.com.br
19h30: Oficina de escrita criativa (Encontro 1).
19h30: Oficina de escrita criativa (Encontro 2).
Local: Biblioteca Sesc Balneário Camboriú | Avenida Central, 360, Centro.
10h: Leitura comentada. Evento fechado para público escolar.
Local: Auditório Uniavan | Av. Marginal Leste, 3600, Estados.
Agendamento de turmas do Ensino Médio através dos contatos: (47) 3248-4807 | balneariocamboriu@sesc-sc.com.br
31/10 (sexta-feira)
19h30: Leitura comentada. Evento de encerramento aberto ao público.
Local: Auditório do Sesc Balneário Camboriú | Avenida Central, 360, Centro.
(*) Programação sujeita a alterações.
Formas e Valores