O projeto de residências artísticas Biblioteca Inquieta, do Sesc Santa Catarina, apresenta, em sua edição 2026, o tema "Brasis pela palavra”, sob coordenação curatorial e editorial de Vanessa Gonçalves. A proposta convida autoras e autores de diferentes regiões do país a aproximar vozes, paisagens, memórias e experiências que compõem os muitos Brasis possíveis.
A Biblioteca do Sesc Canoinhas recebe o escritor da região sudeste, Tarso de Melo, para a residência literária. A programação inclui encontros com leitores e não-leitores, com ações de fruição e mediação literária, além da criação de um texto inédito, que irá compor uma coletânea reunindo produções dos artistas residentes do projeto.
Tarso de Melo é poeta e editor. Coordena o Círculo de Poemas, coleção da editora Fósforo. Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente realiza pós-doutorado em teoria literária na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Autor de "Rastros: antologia poética 1999-2018" (martelo casa editorial, 2019), "As formas selvagens da alegria" (Alpharrabio, 2022), "Desdobrar Paulo Leminski" (Impressões de Minas, 2025) e "Música do mundo: introduções à poesia" (Fósforo, 2026), entre outros livros.
Confira a programação gratuita:
Biblioteca Livre
Programação para sua cidade
Local: Sesc Canoinhas
Endereço: Av. dos Expedicionários, 2100, Campo da Água Verde.
CEP: 89466-312
Inicio : 08:00
Fim : 20:00
Email: canoinhas@sesc-sc.com.br
Telefone: (47) 3622-7026
Informações
Início da Residência sem atividade aberta ao público- visita guiada pela cidade.
📅 27/10 (terça-feira):
Oficina/conversa com estudantes - vespertino;
Oficina de poesia- com o Clube da Leitura e aberto ao público em geral - (noturno).
📅 28/10 (quarta-feira):
Mediação de leitura/conversa com o grupo 60+ Sesc - (matutino);
Mediação de leitura/conversa com o grupo 60+Sesc - (vespertino).
📅 29/10 (quinta-feira):
Mediação de leitura/conversa com o Criar Sesc - (matutino);
Mediação de leitura/conversa com o Criar Sesc - (vespertino);
1 Oficina de escrita Criativa/poesia com estudantes - (noturno).
📅 30/10 (sexta-feira):
Oficina/conversa com estudantes - (matutino).
Formas e Valores



