O projeto de residências artísticas Biblioteca Inquieta, do Sesc Santa Catarina, apresenta, em sua edição 2026, o tema "Brasis pela palavra”, sob coordenação curatorial e editorial de Vanessa Gonçalves. A proposta convida autoras e autores de diferentes regiões do país a aproximar vozes, paisagens, memórias e experiências que compõem os muitos Brasis possíveis.
A Biblioteca do Sesc Blumenau recebe a escritora da região sudeste, Lilian Sais, para a residência literária. A programação inclui encontros com leitores e não-leitores, com ações de fruição e mediação literária, além da criação de um texto inédito, que irá compor uma coletânea reunindo produções dos artistas residentes do projeto.
Lilian Sais é poeta e romancista. Tem bacharelado em letras e mestrado e doutorado em letras clássicas, pela Universidade de São Paulo. Publicou, entre outros, os livros Motivos para cavar a terra (Cepe Editora, 2022), vencedor do Prêmio Cepe Nacional de Literatura, O funeral da baleia (Ed. Patuá, 2021), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, O livro do figo (Edições Macondo, 2023), semifinalista do Prêmio Oceanos, Palavra nenhuma (Círculo de Poemas, 2024), segundo lugar no Prêmio Biblioteca Nacional, A cabeça boa (DBA Literatura, 2025), Diário da casa nova (Edições Macondo, 2025) e As regras (DBA Literatura, 2026). Coordena a iniciativa cultural "Para escrever”.
Confira a programação gratuita:
Biblioteca Livre



