O Congresso Sesc de Sustentabilidade tem por objetivo promover um espaço de trocas sobre a temática, unindo pessoas e instituições para diálogos frutíferos, em busca de ações concretas, conexões significativas e possibilidades efetivas de mudanças individuais e coletivas. O encontro reunirá pesquisadores, lideranças indígenas, estudantes, cientistas, representantes do poder público, iniciativa privada e da sociedade no seu espectro mais amplo. 

A programação acontece nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2024, na Pousada Rural Sesc Lages – Lages – SC.

Em consonância com a missão do Sesc de promover o bem-estar social, a construção de uma sociedade mais sustentável é um compromisso da Instituição, que reflete em uma ampla gama de ações em todo o país. Estas iniciativas visam estimular a consciência crítica na população, difundir a importância da adoção de práticas sustentáveis, e promover a conservação do meio ambiente, o fortalecimento da cidadania e a promoção de uma cultura igualitária.

Confira abaixo a programação completa, local de venda de ingressos e pacotes especiais!



Hotéis parceiros*:

- Afford Hotéis Lages: reservas@affordhoteis.com / Whatsapp (49) 99916-4229
- Le Canard Hotel Lages: www.lecanard.com.br / Whatsapp (49) 99110-0244
- Hotel Cattoni Executivo: www.hoteiscattoni.com.br / Whatsapp (49) 3223-0123

*Será disponibilizado transporte da Pousada Rural Sesc Lages com rota entre os hotéis parceiros nos horários de início e término da programação.


Atividade Especial Livre

Programação para sua cidade

Lages

Local: Pousada Rural de Lages
Endereço: Rodovia SC 425, Km 219,5 - Rincão Comprido - Zona Rural - Distrito Índios - CEP 88533-000 - Lages


Horário
Inicio : 14:00
Fim : 20:00

Email: hospedagem@sesc-sc.com.br

Telefone: (49) 3224 9988

Adquira seu ingresso

Informações

Congresso Sesc de Sustentabilidade 20 a 22 de agosto de 2024 - Pousada Rural Sesc Lages

Palestras, Mesas de Debates, Oficinas, Boas Práticas de Sustentabilidade, Exposições, Shows e muito mais!

Programação Completa:

20 de agosto
14h às 18h - Credenciamento, distribuição dos kits de boas-vindas, inscrição nas oficinas, exposições*, livre visitação ao espaço do evento. 
20h Abertura - Show Renato Borghetti e alunos da Fábrica de Gaiteiros no Centro de Eventos da Pousada

* Exposições: 
Plastisfera (Conectivo Terráqueos: Fábio Mafra de Orleans, Maya Ribeiro Baggio e Lucas Kinceler); 
Lambe dos Mestres (Morgana Oliveira e Matakiterani); 
A natureza que aqui habita.

21 de agosto
8h45 - (intervenção artística)
9h às 10h30 - Leonardo Boff - Reconstrução do mundo pela Sustentabilidade
11h às 12h30 - Mesa de Debates I - Olhares
Cacica Eliara e Walderes Priprá
Intervalo
13h45 - (intervenção artística)
14h às 14h40 - Mesa de Debates II - Soluções práticas para problemas emergentes
Paulo Horta e Pedro Boff 
14h40 - 15h10 - Marcos José de Abreu - Marquito
15h30 às 17h - Gabriel Chalita - Educação para a Sustentabilidade
Intervalo
18h - Show Ybirá Duo - Sunset na Pousada
21h - Sarau aberto

22 de agosto
8h45 - (intervenção artística)
9h às 10h30 - Nurit Bensusan, Vanessa Hasson e Jaqueline Sordi - Integrando Natureza e Humanidades
11h às 12h30 - Oficinas 
(obs.: Serão disponibilizadas 10 oficinas com inscrição a ser realizada no ato do credenciamento presencial dia 20/08 no local do evento)
Intervalo
13h45 - (intervenção artística)
13h30 às 15h - Boas Práticas de Sustentabilidade
15h30 às 17h30 - Bela Gil e Geni Núñez - Autocuidado: a importância de si para o coletivo
18h - Show Quarteto Coração de Potro - Centro de Eventos da Pousada

OFICINAS

1) Educação Ambiental por meio da Arte
O Conectivo Terráqueos: Fábio Mafra de Orleans, Maya Ribeiro Baggio e Lucas Kinceler arte educadores, promoverão uma vivência prática a partir do monumento Plastisfera que estará instalado no local do evento. A Plastisfera oportuniza em sua dimensão microscópica a macro percepção sobre nossa responsabilidade e nos provoca a refletir e agir. A Plastisfera nos motiva a sensibilizar, ampliar consciências, mover e envolver a humanidade pela extinção dos plásticos nos oceanos, na terra e noa ar transformando hábitos em favor da VIDA! 

2) Agroflorestinha: didática para implantação de Sistemas Agroflorestais
Jefferson Pietroski Mota e Bruno Evangelista, a partir de uma simulação de um sistema agroflorestal, ensinam na prática aos participantes sobre os princípios agroflorestais e como eles interferem no planejamento da paisagem. Durante a oficina, utilizarão o kit da Agroflorestinha para ensinar sobre estratificação, sucessão, diversidade, densidade e cobertura vegetal. 

3) Compostagem e Gestão de Resíduos Orgânicos
A experiência de gerenciamento de resíduos orgânicos através da compostagem termofílica, realizada nas três unidades de hospedagem do Sesc SC, será compartilhada através dessa oficina, com a montagem de uma leira de compostagem do método UFSC e o detalhamento das principais etapas que estão envolvidas no processo, desde a segregação dos resíduos ao composto pronto para uso. 

4) Homeopatia integrativa na agricultura
Compartilhamento das experiências do grupo de pesquisa do Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal da Estação Experimental da Epagri Lages, através de uma dinâmica teórico-prática, demonstrativa e interativa com os participantes, coordenado pelo pesquisador, professor Dr. Pedro Boff. 

5) Nuances 
Baseada no livro Nuances, estruturada em cinco grandes perguntas e respostas ponderadas, Nurit Bensusan provoca nessa oficina, reflexões de forma fácil e engenhosa sobre questões socioambientais do nosso tempo e você será convidado a pensar para além de respostas simplificadas.

6) A sustentabilidade no Território Laklãnõ 
A partir do vídeo documentário Vãnh gõ tõ Laklãnõ, Walderes Coctá Priprá contará a história de seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e o protagonismo político contra o Marco Temporal.

7) Musicalidade cabo-verdiana e guarani para um acolhimento de si
Com Geni Núñez, Anélita Núñez e Jeff Nefferkturu, o workshop essencialmente prático traz ferramentas de acolhimento de si através do canto e música como medicina para reflorestamento da saúde no cotidiano. Um olhar de não monocultura sobre os timbres, padrões musicais tidos como ideais, tessituras vocais além dos padrões que podam as individualidades, desmatam e adoecem. 

8) Os Direitos da Natureza para a promoção da vida
A Escola Viva do Bem Viver, com a condução de Vanessa Hasson, propõe uma vivência sobre os princípios dos direitos da Natureza e do Bem Viver praticando arte, compartilhando saberes e mergulhando na Natureza. Ao nos identificarmos como seres da Natureza, interconectados ao todo pelos princípios da interdependência, complementaridade, reciprocidade e cooperação, nos damos conta de que nossas ações têm impacto e poder de transformação. Nesta curta edição da Escola a ideia é o despertar e esperançar agentes de transformação e promoção do Bem Viver, resgatando sonhos.

9) Saberes populares da Serra Catarinense
A partir da exposição Lambe dos Mestres que estará a mostra no Congresso, que nasce de uma intervenção urbana intergeracional, artística multimídia e veiculada como intervenção urbana efêmera na cidade de Lages/SC, utilizando-se das técnicas da fotografia, da arte digital e da arte urbana; proposta pela designer Morgana Oliveira, com o apoio da Matakiterani Associação Cultural, uma Vicência com a artista e Mestra Celestina. 

10) Soluções baseadas na natureza e saneamento
Com Paulo Horta, Professor 

11) Construindo resiliência contra a desinformação ambiental
Essa oficina aborda a o tema da desinformação ambiental sob vários aspectos, incluindo sua história, motivações e interesse. Jaqueline Sordi, jornalista ambiental, nos convida a um mergulho profundo sobre a ciência comportamental por trás de falsas notícias e formas eficazes de combatê-las.

Formas e Valores

Meia entrada, estudante, professor e 60+

Todas as Categorias

R$ 90,00

Valor único

Entrada inteira

Todas as Categorias

R$ 180,00

Valor único
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .