Projeto Oxigênio - Sesc Experimentações: Artes Visuais em Processo e Pesquisa
O Sesc Criciúma lança um programa formativo voltado às Artes Visuais, com foco na experimentação, troca de conhecimentos e desenvolvimento crítico de artistas da região sul catarinense.
A proposta oferece um espaço de criação e investigação, com encontros presenciais, acompanhamento coletivo e momentos de diálogo público, incentivando a produção autoral e o fortalecimento da cena artística local.
Uma oportunidade para aprofundar pesquisas, trocar experiências e fortalecer conexões no campo das artes visuais!
⚠️ Módulo 1 com Djuly Gava
🗓️ 29/05 das 19h às 22h
🗓️ 30/05 das 13h às 18h
Ao longo dos encontros, serão elaboradas atividades práticas, apresentação de referências e momentos de reflexão crítica, combinando investigações individuais com espaços de escuta e diálogo em grupo. O módulo 1 propõe um ambiente de acompanhamento onde cada participante poderá compartilhar seu processo artístico através da leitura de portfólio, bem como receber orientações de caminhos possíveis para o desenvolvimento de ideias e/ou projetos que estejam em curso ou em fase inicial, e ampliar seu repertório referencial em contato com diferentes perspectivas do campo das artes visuais e do cinema experimental.
Djuly Gava (Florianópolis, 1995), atua como artista visual e diretora e produtora de cinema independente. Doutoranda em Artes Visuais na linha de processos artísticos contemporâneos pelo PPGAV/UDESC, participa de exposições e feiras de arte desde 2013. Em 2022 co-dirigiu o curta-metragem de documentário "Panorama”, realizado com apoio do Prêmio Catarinense de Cinema, tendo sido exibido em mais de 20 festivais e mostras de cinema em diferentes países. Atualmente finaliza seu primeiro longa-metragem de documentário "Passagens" em co-direção com Daniel Leão. Como artista visual seu trabalho propõe reflexões a partir de experiências cotidianas e no uso do deslocamento enquanto prática artística, com trabalhos que se desenvolvem no campo das publicações impressas, fotografia, escrita, vídeo e cinema experimental.
⚠️ Módulo 2 com Kamilla Nunes
🗓️ 26/06 das 19h às 22h
🗓️ 27/06 das 13h às 18h
O módulo ministrado por Kamilla Nunes é voltado a artistas que já desenvolvem uma produção e desejam aprofundar suas pesquisas em um espaço de acompanhamento crítico e troca coletiva. A proposta parte da ideia de que o fazer artístico também se constrói na conversa, na escuta e na possibilidade de apresentar processos em curso, tensionar questões e amadurecer caminhos de trabalho. Ao longo dos encontros, serão articulados momentos de reflexão, partilha e discussão em grupo, buscando fortalecer poéticas já em desenvolvimento, ampliar repertórios e criar condições para que cada participante possa elaborar sua produção de modo mais consistente, em relação com o coletivo, com a cidade e com questões contemporâneas.
Kamilla Nunes [Florianópolis, 1988] é artista, editora, curadora e diretora do Instituto Meyer Filho. Doutora no Programa de Pós-Graduação do Ceart/Udesc. Em 2022 criou o Grupo de Investigações Artísticas IMPOSSIBILIDADE DE ESGOTAMENTO e, em 2024, o Grupo de Orientações em Processos Artísticos e Curatoriais DESVIO. Foi Júri do Programa Residência Artística Delfina Foundation, Londres, ING, UK, 2022 e finalista da 5ª Edição do Prêmio CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas (categoria curador). Foi criadora do Espaço Embarcação em parceria com Mônica Hoff; Curadora Geral do Espaço Cultural O Sítio; criadora e Editora da CAIS Editora desde 2020. Autora dos livros "Espaços Autônomos de Arte Contemporânea" e "Maresia: Arte Contemporânea em Santa Catarina". Mais informações no site kamillanunes.com
⚠️ Módulo 3 com Raquel Stolf
🗓️ 24/07 das 19h às 22h
🗓️25/07 das 13h às 18h
O módulo propõe investigar intersecções entre a palavra (como via e/ou desvio), operações de leitura e espécies de escutas em projetos artísticos – entre a voz, a boca, o ouvido, a página e seus arredores. Serão apresentadas proposições textuais e projetos sonoros, envolvendo situações de escuta e processos de escrita (lista, verbete, notas-desenhos de/para escuta, diário, relato etc.). Serão realizados exercícios de escrita e escuta, gerando-se proposições textuais e/ou sonoras e textos sob o efeito desses processos.
Raquel Stolf (@raquel.stolf ) é artista e pesquisadora, atua como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da UDESC. Suas proposições investigam relações entre processos de escrita, experiências de silêncios e situações de escuta, bem como o procedimento da coleção/coletânea (coleciona sons de fins de vácuo, espécies de silêncios, sabonetes de hotel, notícias com animais/vegetais/minerais, etc.). Coordena o selo céu da boca, pelo qual vem editando proposições e publicações que envolvem desdobramentos em instalações, micro-intervenções, ações, vídeos, fotografias, desenhos e textos. Desenvolveu pesquisas de Mestrado (2002) e Doutorado (2011) em Artes Visuais no PPGAV/UFRGS e estágio pós-doutoral (2024) no PPGCA/UFF. Coordena o programa de extensão Sala de Leitura | Sala de Escuta, no DAV/CEART/UDESC e o grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC/CNPq).
📩 Seleção
Interessados devem enviar portfólio artístico até 20/05/2026 para o e-mail: cristineg@sesc-sc.com.br