Início
Prêmio Literário Sesc Criança
A girafa míope
A girafa míope
A narrativa “A girafa míope”, convida os leitores a tropeçarem junto com a Filó em uma história divertida, e com a Julieta, enxergar sobre cuidar do outro e de reconhecer as possibilidades harmônicas de convivência em sociedade.
Escrito por Marcello Gallotti
Ilustrado por
Acesse o ebook
e conteúdos complementares
Acesse os audiovisuais
Selecione a versão desejada na lista abaixo
Sobre os autores
Conheça mais sobre os autores da narrativa vencedora da 3ª edição do Prêmio Literário Sesc Criança.
Foto do escritor Marcelo Gallotti
Marcelo Gallotti
É graduado em Jornalismo e Publicidade, pós-graduado em Marketing, com MBA em Publicidade e Comunicação Corporativa e mestrando em Marketing Digital e Big Data. Agora, também, escritor. Pai da Giovanna e da Sofia, para quem a história “A girafa míope” (Sesc-SC, 2024) foi escrita e casado com a Jane, grande incentivadora no seu processo como escritor. Seu segundo livro já está a caminho.
Foto do ilustrador Sérgio Fernando Luiz
Sérgio Fernando Luiz (Fê)
Conhecido como Fê, é formado em Arquitetura e Comunicação Visual e Pós-graduado em Tecnologia Gráfica pela FAU-USP, mas sua verdadeira paixão e vocação é ser “iluscritor”. Tem 15 livros autorais e 54 livros ilustrados para outros autores em várias editoras voltadas a Literatura. Recebeu o prêmio Açorianos de Ilustração de Literatura Infantil 2006 (Secretaria de Cultura de Porto Alegre) e o Selo Distinção Cátedra 10 - 2022, pelo livro “O que é preciso pra ser rei?”.
Sobre a narrativa
“A girafa míope”, escrita por Marcello Gallotti, nos conta, com poesia e humor, um processo de cooperação que é fundamental para vivermos em sociedade. Não conseguimos sobreviver sozinhos. Precisamos do outro. O processo de cuidar do outro, de ser cuidado e de reconhecer possibilidades harmônicas de convivência é necessário. Mas, muitas vezes, tudo isso se perde no dia a dia. Precisamos ficar em alerta para não esquecermos dele. Viver em sociedade é respeitar as diferenças. E, nessa história, uma girafa míope precisa aprender a lidar com o seu corpo e com o espaço que ele ocupa. E como o corpo muitas vezes pode ser meio desengonçado, né? O traço do ilustrador Fê, estilizado e com cores vibrantes, amplia o potencial narrativo e imaginativo da história, convidando o leitor a adentrar um ambiente natural e ir tropeçando junto com a Filó em um monte de bichos. Uma história leve, divertida, mas sem perder de vista questionamentos, atitudes, sentimentos importantes que precisam estar na discussão desde a infância. Essa é uma história de encontro e de amizade.

Volnei Canônica
Escritor e presidente do Instituto de Leitura Quindim
Conteúdos
Lançamento do livro
Podcast Página Sonora - A narrativa completa do livro
Audiovisual com narração em português
Audiovisual com audiodescrição
Audiovisual legendado
Audiovisual com Libras