Suco de limão, couve e gengibre: um aliado para a imunidade


20/03/2020 - Atualizado em 15/09/2023 - 18132 visualizações

O suco de limão com couve e gengibre é uma receita acessível, prática, saborosa, que contém nutrientes essenciais para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. A base do suco, o limão, é uma das mais populares fontes alimentares da vitamina C – micronutriente antioxidante importante na regulação de atividades enzimáticas e células de defesa do organismo.

A folha de couve, além da vitamina C, é rica em vitaminas do Complexo B – conjunto de vitaminas com papel fundamental para o sistema nervoso e para digestão e absorção do macronutrientes; magnésio – micronutriente fundamental para a formação da serotonina, importante também para melhora das funções pulmonares; e zinco – antioxidante essencial para a regulação de uma variedade de atividades do sistema imune, e também parece ter uma atividade antiviral.

Já o gengibre, um rizoma de origem asiática consumido há mais de três mil anos com propriedades terapêuticas devido à ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona, que podem auxiliar na prevenção e tratamento de doenças das vias respiratórias e da garganta por seu efeito antisséptico e anti-inflamatório. Além disso, o gengibre também é rico em magnésio e vitaminas do Complexo B.

(Fontes: ESALQ/USP, www.pucsp.br, Suplementação Funcional Magistral – Dos nutrientes aos compostos bioativos 1ª edição).

Suco de limão, couve e gengibre:

• Suco de 03 limões
• 1 folha de couve
• 1 lasca de gengibre (a gosto)

Modo de preparo:

No liquidificador bata os limões, a folha de couve e a lasca de gengibre (a gosto). Acrescente gelo e adoce a gosto, dando preferência ao consumo do suco sem açúcares refinados.

Dicas: as folhas de couve deverão ser lavadas em água corrente, deixadas de molho em solução clorada por 15 minutos e após, enxaguadas. Podem ser congeladas para uso posterior.

Solução clorada: 1 colher de sopa de água sanitária sem aroma para 1 litro de água (no rótulo do produto deve estar escrita a indicação para uso em alimentos).

Colaboração: Letícia Nunhofer Zago, nutricionista do Mesa Brasil Sesc Santa Catarina.

Cuide da sua saúde no Sesc Santa Catarina

Uma alimentação balanceada, aliada à uma rotina de exercícios físicos é fundamental para manter a saúde em dia. No Sesc Santa Catarina, você tem acesso a diversos serviços que podem contribuir para a melhora da qualidade de vida, como: nutricionista, psicologia, academia, dança e muito mais!

Navegue pelos nossos serviços e veja qual atividade mais se encaixa com a sua necessidade! 

Ainda não é cliente sesc? Então clique aqui e veja como se tornar!




2 Comentários

Cristianoleite

05/12/2023 Eu faço esse suco de couve, 1limão, gengibre e adiciono canela em pó Cristiano leite Rio de Janeiro

Publicado à 20 semanas

GONÇALO JUSTINO LIMA DA SILVA

09/09/2023 Gosto de fazer as coisas boas e aprender a cada vez mais. Sou de Recife Pernambuco.

Publicado à 33 semanas


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .