Saúde e verão: dicas para a estação mais quente do ano

Redobre os cuidados com a sua saúde e de bônus confira algumas receitas do projeto Sabores da Estação da Rede de Restaurantes do Sesc-SC!


02/01/2024 - Atualizado em 09/01/2024 - 1335 visualizações

Chegou o momento da estação mais esperada, repleta de dias ensolarados e momentos ao ar livre. É importante lembrar que os dias quentes exigem atenção especial com os cuidados com a nossa saúde.  

Continue a leitura e confira algumas dicas de saúde para cuidar de você em época de altas temperaturas. 

Hidrate-se

A hidratação torna-se mais que necessária nos dias quentes, por isso, beba água. O calor nos faz transpirar mais, e com isso acabamos perdendo mais líquido e sais minerais. Por isso, tenha sempre em mãos uma garrafinha de água.  

Sucos naturais e água de coco também são ótimas opções para a sua saúde no verão, mas nada substitui a água mineral. O recomendado é ingerir de dois a três litros por dia. 

Evite bebidas alcoólicas em excesso 

Cuide também com o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, pois elas aumentam as chances de desidratação. Com o período das festas de fim de ano e férias, é importante ter moderação. Drinks sem álcool são uma boa pedida para os dias de alta temperatura e diversão com os amigos.  

Prefira uma alimentação mais leve     

Lembre-se também de dar atenção especial à sua alimentação no verão. É normal neste período do ano ter uma variação no apetite, levando-nos a optar por comidas mais leves.   

O importante é que a alimentação se mantenha saudável e balanceada, a estação é perfeita para ingerir frutas, sucos naturais.   

Confira abaixo algumas ideias de receitas para o verão que separamos do projeto Sabores da Estação do Sesc-SC, que fizeram sucesso na Rede de Restaurantes da instituição durante o último ano.

VINAGRETE DE CHUCHU         

Ingredientes:      

1 chuchu  

½ cebola-roxa  

½ xícara (chá) de tomate sweet grape  

caldo de 2 limões (½ xícara)  

¼ de xícara (chá) de azeite  1 colher (chá) de sal.         

Modo de preparo:       

Descasque, lave sob água corrente e seque bem o chuchu com um pano de   prato limpo - para ele não escorregar na hora de cortar. Corte em cubos pequenos, de cerca de 1 cm. Lave, seque e corte os tomates ao meio. Descasque e fatie a cebola em   meias-luas bem finas. Transfira os legumes para a tigela com o chuchu e   misture delicadamente.  Tempere com o sal, regue com o caldo de limão e o azeite. Misture bem e deixe em temperatura ambiente (ou na geladeira) por cerca de 20 minutos para curtir. Sirva a seguir. OBS: não precisa tirar o miolo do chuchu. Caso tenha vindo com a semente, retire com uma colher e descarte.       

Rendimento: 2 porções 

ESPUMA DE LARANJA    

Ingredientes  

1 caixinha de creme de leite   

1 xic (cha ) de açúcar  

1 pct de gelatina em pó incolor e sem sabor (12g)   

2 xic (chá) de suco da laranja    

suco de 1 limão.         

Modo de preparo  

Dissolver a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Espremer as laranjas e o limão.  No liquidificador, bater por cerca de 5 minutos o creme de leite, o açúcar, o suco de laranja, o suco de limão e a gelatina. Colocar em um recipiente único ou em tacinhas individuais. Levar à geladeira.    

Rendimento: 5 porções 

FAROFA DE CENOURA    

Ingredientes  

2 ½ xícaras (chá) de farinha de milho amarela (flocada)  

1 cenoura  

1 ½ cebola  

75 g de manteiga  

¼ de xícara (chá) de óleo  

 ½ colher (chá) de sal.         

Modo de preparo:       

Lave e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas, de 0,5 cm.  Leve a uma frigideira grande com o óleo ao fogo alto. Quando aquecer,   acrescente as cebolas fatiadas e deixe fritar por cerca de 8 minutos até   começarem a dourar.  Diminua o fogo para médio, adicione a manteiga e mexa para derreter.  Acrescente a cenoura ralada, tempere com ½ colher (chá) de sal e mexa por 2 minutos até murchar.  Junte a farinha de milho aos poucos, misturando com a espátula para incorporar. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando,  para a farofa ficar crocante. Sirva a seguir.    

Rendimento: 6 porções 

Coloque o seu corpo em movimento 

Lembre-se de manter-se ativo durante as férias, mesmo que seja comum relaxar nos treinos nesta época do ano, por ser mais quente e com uma rotina atípica por causa das férias.   

Enquanto os dias frios podem desencadear certa preguiça, os dias quentes proporcionam uma excelente oportunidade para sair mais cedo, aproveitando uma temperatura mais agradável, ideal para se dedicar a atividades físicas, especialmente ao ar livre. Aproveite essa chance e continue em movimento e mantenha sua saúde no verão!    

Gostou das nossas dicas de saúde no verão? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos! 

E não esqueça, este ano tem a volta do projeto Sesc Verão nas praias de SC! Confira mais clicando na imagem abaixo:

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .