O que significa Sesc?

Leia o artigo e descubra qual o significado da sigla e mais detalhes sobre o Sesc!


02/10/2023 - Atualizado em 02/10/2023 - 3913 visualizações

A origem do Sesc

Você sabe qual o significado da sigla Sesc? O Serviço Social do Comércio (Sesc), trata-se de uma instituição privada, criada em 1946, com o objetivo de promover atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência aos trabalhadores comércio de bens, serviços e turismo, levando a eles melhor qualidade de vida e bem-estar.  

Desde então, o Sesc é administrado nacionalmente pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), instituição responsável por repassar os recursos e supervisionar a estrutura da instituição.  

É comum, haver uma confusão se o Sesc é uma instituição de caráter público ou privado. O Sesc é privado, e financiado por empresários do comércio de bens, serviços e turismo, porém sem fins lucrativos.  

O Sesc é estadual ou nacional? 

O Sesc é nacional e possui unidades regionais, o Departamento Nacional (DN) é o órgão executivo da Administração Nacional do Sesc, que elabora, coordena e monitora os projetos desenvolvidos nas unidades do Sesc.   

Os Departamentos Regionais são as representações do Sesc em cada Estado e no Distrito Federal. São responsáveis pela oferta das atividades e serviços em cada unidade federativa, dentro de um modelo de gestão autônomo, que possibilita à Instituição a atuação de acordo com as demandas de cada região, preservando as características e contextos locais.  

 No caso dos Departamentos Regionais, como por exemplo, o caso do Sesc-SC, a administração é realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio).

Qual a diferença do Sesc e Senac? 

Sesc é o Serviço Social do Comércio, com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência, que tem como objetivo proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores seus familiares e público em geral. Nesse site você encontra informações sobre nossa instituição.  

 Senac é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é o principal agente de educação profissional voltado para o comércio de bens, serviços e turismo do país, atuando com oferta de cursos presenciais e à distância.  

Quem pode frequentar o Sesc? 

O foco dos serviços do Sesc é o trabalhador do comércio, serviço, bens e turismo, e por isso para esse público, o valor dos serviços e atividades são mais acessíveis.   

No entanto, todo mundo pode frequentar e usufruir dos serviços do Sesc. Para ser cliente Sesc, é preciso ir até uma unidade física e realizar o seu cadastro. Caso seja trabalhador do comércio, você consegue fazer o seu cadastro online

Quais serviços o Sesc oferece? 

O Sesc é uma entidade de forte impacto social, e suas ações proporcionam melhores condições de vida e acesso aos trabalhadores do comércio e seus dependentes.   

São diversos os serviços oferecidos pela instituição. Na área da assistência, o Sesc conta com o Programa Mesa Brasil Sesc, que junto a empresas parceiras, promovem campanhas educacionais relacionadas à nutrição e temas sociais, além da ajuda a instituições carentes e famílias de baixa renda através da doação de alimentos, e combatendo o desperdício.   

Além disso, o Sesc também promove ações na área educacional, saúde, cultura e lazer. Além dos serviços, o Sesc também realiza diversas programações e projetos de atividades que envolvem toda a sociedade, como o Dia do Desafio, Circuito Sesc de Caminhadas Sesc na Natureza, Palco Giratório e mais.   

E então, você ficou com alguma dúvida relacionada ao Sesc? Basta deixar nos comentários que responderemos assim que possível!  

 Assista abaixo a campanha de aniversário de 77 anos do Sesc! 

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .