Cuide de você mesmo: pratique o autocuidado no Sesc

No mês da saúde mental, desfrute de todos os benefícios que os serviços do Sesc têm para o seu amor próprio!


17/01/2024 - Atualizado em 19/01/2024 - 4302 visualizações

O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. A ansiedade, se não tratada, pode desencadear outros transtornos, como doenças psicossomáticas que afetam a saúde física e mental.  

Cuidar de si mesmo, tem um impacto positivo integral para a sua saúde, promovendo o alívio do estresse do dia a dia.  Seja por meio de atividades físicas, alimentação, e saúde mental, lazer, leitura, você pode praticar o autocuidado no Sesc-SC.  

Sobre o autocuidado

O autocuidado é um convite constante para parar, respirar e lembrar-nos de que merecemos o mesmo amor e atenção que gentilmente oferecemos aos outros. Ao incorporar o autocuidado em nossas vidas diárias, estamos cultivando um terreno fértil para o florescimento pessoal e o bem-estar duradouro.   

Confira abaixo como você pode praticar o autocuidado no Sesc: 

Cuidado com o seu bem-estar  

O Sesc-SC conta com diversos serviços para cuidar do seu corpo, como o Treinamento Multifuncional Físico (TMF), a metodologia que abrange diversos métodos de treinamento, que inclui musculação tradicional, treinamento funcional, intervalado, força muscular, flexibilidade, resistência aeróbica, coordenação motora, equilíbrio, entre outros.  

Além do TMF, você também pode praticar outras atividades como bike indoor, crosSesc, aulas de funcional, ginástica, Ioga, pilates, hidroginástica.   São diversos serviços de atividade física que promovem bem-estar físico e mental.   

 Confira aqui todos os serviços de academia do Sesc.

Cuidado com a sua saúde e alimentação 

O bem-estar em nossa vida, está diretamente atrelado a qualidade de vida que vivemos. Você já fez algo por você este ano?   

Começar por cuidando de você é o primeiro passo para sentir mais satisfação para manter a nossa saúde em equilíbrio.   

No Sesc, você pode cuidar da sua saúde bucal por meio dos tratamentos odontológicos e também do seu corpo e mente com os serviços de cuidado terapêutico. Contamos com acupuntura, massoterapia, estética facial.  Você também encontra no Sesc, serviço para cuidar da sua alimentação com nossas profissionais nutricionistas e cuidados e atenção com a sua saúde mental com nossas psicólogas.  

Confira aqui todos os serviços da área da saúde.

Por que praticar o autocuidado?  

Praticar autocuidado traz uma série de benefícios para a saúde física, mental e emocional, como:  

  • Redução do Estresse: O autocuidado, incluindo práticas como a meditação e a respiração profunda, pode reduzir os níveis de cortisol (o hormônio do estresse), proporcionando um alívio significativo.  
  • Melhora da Saúde Mental: O autocuidado contribui para a saúde mental ao promover a resiliência emocional, ajudando na gestão de ansiedade e depressão.  
  • Aumento da Autoestima: Cuidar de si mesmo e priorizar suas necessidades fortalece a autoestima, promovendo um senso de valor pessoal e autoaceitação.  
  • Melhoria do Sono: Estabelecer uma rotina de autocuidado, como práticas relaxantes antes de dormir, pode contribuir para uma qualidade de sono melhor.  
  •  Aumento da Energia e Vitalidade: A prática regular de atividade física e a escolha de uma dieta saudável têm impacto direto na energia e vitalidade do corpo.  
  •  Fortalecimento das Relações Sociais: Ao cuidar de si mesmo, você está mais apto a estabelecer relações saudáveis, uma vez que terá mais para oferecer aos outros.  
  •  Melhoria da Foco e Produtividade: O autocuidado permite uma pausa necessária, o que, por sua vez, pode melhorar a clareza mental, concentração e produtividade.  
  •  Prevenção de Burnout: Estabelecer limites e saber quando recuar ajuda a prevenir o esgotamento, evitando o burnout físico e mental.  
  •  Resistência a Doenças: Um corpo e mente saudáveis são mais resistentes a doenças. O autocuidado fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de problemas de saúde.  
  •  Promoção da Longevidade: A prática regular de hábitos saudáveis contribui para uma vida mais longa e saudável.  
  •  Equilíbrio Entre Vida Pessoal e Profissional: O autocuidado auxilia na criação de um equilíbrio saudável entre as responsabilidades profissionais e pessoais. 
  •  Desenvolvimento Pessoal: Ao investir tempo em autocuidado, você está investindo em seu próprio desenvolvimento pessoal, crescendo como indivíduo e aprendendo mais sobre suas próprias necessidades e desejos.  Lembrando que o autocuidado é uma prática individual, e cada pessoa pode descobrir quais estratégias funcionam melhor para ela. Incorporar o autocuidado na rotina diária é um investimento valioso na qualidade de vida.  Aproveite todas as atividades disponíveis no Sesc e cuide de você!     

Lembrando que o autocuidado é uma prática individual, e cada pessoa pode descobrir quais estratégias funcionam melhor para ela. Incorporar o autocuidado na rotina diária é um investimento valioso na qualidade de vida.  Aproveite todas as atividades disponíveis no Sesc e cuide de você! 

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .