Aulas de dança: qual estilo escolher?

Conheça os Estilos de Dança que o Sesc-SC oferece e descubra quais mais combinam com você!


14/02/2024 - Atualizado em 15/02/2024 - 2007 visualizações

Como diz o ditado: “quem dança, seus males espanta”! Praticar atividades de dança traz inúmeros benefícios para o nosso corpo e mente, pois libera os hormônios da felicidade, ajudando a melhorar o humor e a liberar o estresse. 

Independente da idade, a dança é uma atividade que pode se encaixar na sua rotina, promovendo a consciência corporal, disposição física, auxiliando na mobilidade e na reeducação motora, de forma saudável e divertida. É um modo de se expressar e se exercitar por meio da arte de dançar.

Se você quer iniciar uma atividade de dança, mas ainda não sabe qual estilo mais combina com você, continue a leitura e conheça as modalidades disponíveis no Sesc-SC e venha dançar conosco! 

Dança contemporânea

As aulas de dança contemporânea estimulam a criatividade, consciência corporal e autonomia do aluno.  

Por meio de exercícios com variadas dinâmicas de movimento, o aluno é incentivado a descobrir as potencialidades de dança do seu corpo, valorizando sua expressão artística. As aulas possibilitam experiências que estimulam a criação de diferentes meios de composição em dança. Assim, o aluno desenvolve autonomia para construir novas formas de mover o corpo e criar a sua poética. 

Durante as aulas, por meio das vivências em modalidades de dança específicas, o aluno é estimulado a conhecer as possibilidades de expressão do seu corpo em relação a si mesmo, ao espaço e, aos outros.  

Clique no botão abaixo e saiba mais:

Saiba mais

Dança criativa

O curso de Dança Criativa do Sesc trabalha com atividades lúdicas, diferentes vivências em dança voltadas para crianças. As nossas aulas estimulam a criatividade e a autoexpressão, ao trabalhar temas básicos de movimentos e suas variações, ao invés de uma série de movimentos previamente estabelecidos. É um aprendizado criativo dos elementos da dança, com jogos lúdicos para a resolução de problemas coreográficos e composição de coreografias.  

Saiba mais

Dança de salão

Para quem prefere estilos mais clássicos, a dança de salão é uma modalidade que envolve diversos estilos de dança, executados em dupla. A dança de salão inclui estilos como salsa, tango, bachata, samba, entre outros. Cada estilo em a sua própria técnica, ritmo e energia distintos.  

A dança de salão é uma atividade inclusiva que pode ser apreciada por pessoas de todas as idades e níveis de habilidade. Não é necessário ter experiência prévia em dança para começar a aprender e se divertir. 

Saiba mais

Dança jazz

A dança Jazz (Jazz Dance) é um estilo de dança que tem origem no intercruzamento ou no encontro de vários estilos, fundamentos, princípios e técnicas de danças, entres essas o ballet, a dança moderna e até mesmo o contemporâneo, vindo ao longo dos tempos gerando estilos e técnicas próprias como o Jazz Dance, o Soul Jazz, Street Jazz, Feeling Jazz, Popular Jazz, entre outras.

A dança Jazz visa o desenvolvimento da expressividade pessoal, da criatividade e está sustentada pelo improviso. Suas origens e difusão estão ligadas ao período da música jazz, nos EUA, tendo suas raízes e influências na cultura negra norte-americana. O Jazz visa trabalhar o corpo em suas várias possibilidades de movimento, tendo como base a música e os ritmos acentuados, a espacialidade, o tempo, a flexibilidade, os processos criativos e a composição coreográfica dentro de seu estilo de movimento.

Saiba mais

Dança livre

O curso de dança livre do Sesc possibilita a vivência de diferentes estilos de dança. Que vão desde os ritmos mais conhecidos, passando pelos clássicos, até os populares. 

As aulas do curso de dança livre estimulam a criação coletiva, a pluralidade das expressões artísticas, benefícios para mente e corpo. 

Saiba mais

Danças urbanas  

O curso de danças urbanas é uma modalidade que proporciona ao aluno a experimentação de diversos estilos de dança de rua, como o Hip Hop, Break, Street Dance, Freestyle, B-boying, Rocking, entre outros. 

Durante as aulas, são trabalhadas questões como improvisação, musicalidade, imaginação, percepção espacial, e muito mais. 

Saiba mais

Qual o diferencial das aulas de dança do Sesc-SC? 

Conversamos com o Técnico de cultura do Sesc Estreito e Palhoça, Claudio Maik Mota da Costa, sobre a importância da dança para o desenvolvimento físico e mental, e o diferencial das aulas de dança do Sesc-SC, confira o que ele falou: 

A prática da dança não apenas contribui para o adequado desenvolvimento físico e a saúde corporal e mental, mas também estimula a capacidade de pensamento crítico. Por meio da nossa abordagem, que busca promover o bem-estar de nossos participantes, oferecemos não apenas interação e sociabilização em grupo durante as aulas, mas também acesso à nossa programação cultural. 

Nesse contexto, nossos alunos participam ativamente de discussões sobre obras artísticas, proporcionando ao Sesc um ambiente propício para a reflexão.  Incluir uma atividade cultural na rotina é fundamental para promover uma vida mais equilibrada e enriquecedora.   

 A participação em atividades culturais, como a dança, oferece uma série de benefícios físicos, mentais e emocionais. Ela contribui para a melhoria da aptidão cardiovascular, coordenação motora e equilíbrio. A prática regular da dança pode ajudar a manter um peso saudável, fortalecer os músculos e melhorar a postura.  

 A dança é uma atividade que estimula o cérebro, exigindo coordenação e memorização de passos e movimentos. Participar de atividades culturais, pode ser uma maneira eficaz de aliviar a ansiedade e combater a depressão.  Isso pode ajudar na gestão das emoções e no desenvolvimento de uma maior consciência emocional.  Em resumo, incluir atividades culturais, na rotina diária é uma maneira eficaz de promover uma vida mais saudável e equilibrada, atendendo às necessidades físicas, mentais e emocionais. Além disso, a dança, o teatro, a música e as artes visuais proporcionam uma experiência prazerosa e expressiva, que pode ser desfrutada por pessoas de todas as idades e níveis de habilidade. 

Gostou de algum estilo das danças que o Sesc-SC promove? Entre em contato conosco e garanta a sua vaga na turma de 2024!  

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .