Aprender música desde bebê: quais os benefícios da musicalização?

Conheça mais sobre a musicalização infantil, técnica que contribui para o processo de aprendizagem na infância


23/01/2024 - Atualizado em 23/01/2024 - 2128 visualizações

Desde os primeiros estágios de nossa vida, a música está presente, por meio dos sons e balbucios, para se comunicar e interagir com as pessoas e buscando se expressar.  

A música colabora para o desenvolvimento infantil, contribui para a integração e sensibilidade dos pequenos, auxiliando na expressão corporal, concentração e memória. 

A musicalização infantil trata-se de um conjunto de atividades que estimulam o reconhecimento e a sensibilidade aos sons, ritmos, estimulando o desenvolvimento de habilidades sociais, físicas e psicológicas de maneira lúdica.  

A técnica contribui com muitos benefícios para crianças de todas as idades, vamos conhecer alguns? Confira abaixo! 

Estímulo Sensorial e Coordenação Motora:

Desde os primeiros meses de vida, os bebês são naturalmente atraídos pelo ritmo e pelos sons. A musicalização estimula os sentidos auditivos e táteis, ajudando no desenvolvimento da coordenação motora. Ao tocar instrumentos simples, como chocalhos, os pequenos exploram diferentes texturas e desenvolvem suas habilidades motoras finas. 

Desenvolvimento da Linguagem: 

A exposição constante à música contribui para o aprimoramento da linguagem. Canções infantis e rimas ajudam na compreensão de padrões de fala, enriquecem o vocabulário e estimulam a comunicação. Cantar junto com o bebê fortalece os laços afetivos, criando um ambiente propício para o desenvolvimento da linguagem. 

Estímulo Cognitivo:

A musicalização desempenha um papel vital no estímulo cognitivo dos bebês. A exposição a diferentes ritmos e melodias contribui para o desenvolvimento da memória, concentração e capacidade de solucionar problemas. Estudos mostram que crianças expostas à música desde cedo têm maior facilidade em lidar com desafios cognitivos. 

Equilíbrio Emocional:

A música tem um impacto profundo nas emoções, e isso não é diferente para os bebês. Através da musicalização, os pequenos aprendem a expressar sentimentos de forma saudável, desenvolvendo habilidades emocionais importantes. Canções suaves podem acalmar, enquanto ritmos mais animados podem estimular a energia e a alegria. 

Musicalização Sesc

Socialização e Cooperação:

Participar de atividades musicais em grupo desde a infância incentiva a socialização e a cooperação. Cantar em conjunto, tocar instrumentos simples com outras crianças e seguir ritmos promovem habilidades sociais, como compartilhar, esperar a vez e trabalhar em equipe. 

Musicalização Infantil no Sesc 

O curso de musicalização do Sesc trabalha com o desenvolvimento das habilidades:  

  • Percepção musical; 
  • Noções de ritmo e musicalidade;  
  • Percepção de corpo e voz; 
  • Desenvolvimento das funções cognitivas, sensoriais e motoras; 
  • Consciência corporal. 

Quer saber mais sobre a importância da música no desenvolvimento infantil? Assista abaixo o Top Dicas: 

Deseja inscrever seu filho (a) nas aulas de musicalização do Sesc-SC?

A proposta do Curso de Musicalização do Sesc é que ao final de cada ciclo o aluno tenha desenvolvido e maturado funções cognitivas estimuladas pelas vivências musicais, sensoriais, motoras, sociais e afetivas, através de práticas vocais, instrumentais (percussão, sopro, cordas), de consciência corporal, rítmica, apreciação sonora e audiovisual, de jogos musicais, construção de instrumentos, invenções musicais, histórias musicadas e contato com culturas diversas.    

 O aprendizado lúdico da música desenvolve funções afetivas e cognitivas por meio da apreciação sonora, da consciência corporal, de experiências instrumentais e rítmicas, de práticas vocais e de histórias musicadas.  Clique aqui e confira quais unidades pelo Estado de Santa Catarina contam com o curso de musicalização!

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .