Aprender a dançar: confira 5 filmes inspiradores


17/02/2021 - Atualizado em 15/09/2023 - 2864 visualizações

Quer aprender a dançar? Confira as dicas abaixo!

Há filmes que mexem com a gente e há os que mexem literalmente, com uma trilha sonora que dá vontade de afastar o sofá, empurrar a mesa e querer entrar no ritmo. Muitas vezes só em ouvir a música tocando, lembramos da cena, dos passos e do sentimento que nos causou ao assistir pela primeira vez.


A dança é uma prática corporal democrática e motivadora, seja criança, adulto ou idoso, todos podem dançar. Os movimentos podem ser improvisados, treinados, transformados ou criados. Dançar livremente, cada um à sua maneira, é uma forma divertida de mexer o corpo e ainda auxilia na qualidade de vida.

Para quem quer aprender a dançar estilos específicos, como ballet, jazz, dança contemporânea, de salão, sapateado, entre outros, o Sesc-SC oferece diversas opções de cursos livres que aliam a prática, a teoria e a expressividade. As aulas estimulam a criatividade e o lúdico, são comandadas por profissionais qualificados em salas equipadas, com todos os protocolos de segurança que o momento exige. 

Clique aqui para mais informações sobre os cursos.

Motivos para aprender a dançar?

  • Os cursos de dança do Sesc-SC possibilitam o desenvolvimento da sensibilidade corporal e artística a partir da pesquisa de movimento e da composição coreográfica, visando o desenvolvimento técnico, e enfatizando o processo criativo. Durante as aulas, por meio das vivências em modalidades de dança específicas, o aluno é estimulado a conhecer as possibilidades de expressão do seu corpo em relação a si mesmo, ao espaço e, aos outros. 
  • Além da consciência e a expressão corporal, as aulas desenvolvem a flexibilidade, a coordenação motora, o alinhamento do corpo, o domínio do espaço, a musicalidade, a percepção dos ritmos, a concentração, a memória e a criatividade.  

E para quem ainda não se decidiu, nossas instrutoras de dança, Brenda, Mariana e Nayara, do Sesc Concórdia e Fernanda Honorata, instrutora de dança do Sesc Joinville, indicam bons filmes que podem servir de inspiração.

Dançarina Imperfeita ‧ Comédia ‧ 2020 ‧ 1h33min ‧ Diretora: Laura Terruso

Uma jovem depende da sua performance em uma competição de dança para ser admitida na sua faculdade dos sonhos. Agora, ela precisa formar um grupo com os melhores dançarinos da escola e principalmente, aprender a dançar. A partir daí muitos desafios virão.

A Bailarina ‧ Livre ‧ 2016 ‧ Infantil/Comédia ‧ 1h30min ‧ Diretores: Eric Summer, Éric Warin

Ideal para crianças e perfeito para adultos, este filme em animação, riquíssimo de grandes lições, fala sobre a importância de ter sonhos, fé e perseverança. Ele apresenta duas crianças órfãs que fogem de um orfanato para realizarem aquilo que acreditam ser o propósito de suas vidas. Ambas conseguem, através de muito esforço e determinação.

Felicie (A bailarina) é uma garota destemida e aventureira, que apesar dos obstáculos do dia a dia, nunca desistiu de dançar. Ela mostra que para alcançar àquilo que desejamos, é necessário ter muita disciplina e dedicação, o que a torna uma personagem de grande inspiração para o público infantil. Sem contar que deixa claro a todo instante que a dança é sua paixão; nos fazendo lembrar que para sermos verdadeiramente bons naquilo que fazemos, devemos amá-lo primeiramente!

Zapped ‧ Livre ‧ 2014 ‧ Comédia/Fantasia ‧ 1h42min ‧ Diretor: Peter DeLuise

Uma jovem dançarina (Zoey) está com dificuldades para se adaptar à nova vida após sua mãe se casar novamente, vivendo assim em uma casa com três meio irmãos bagunceiros, um padrasto escandaloso e um cão descontrolado. Certo dia a menina descobre um aplicativo que treina cães e controla os garotos da escola. Agora, Zoey questiona se o aplicativo é realmente a resposta para ajeitar sua vida familiar, controlando os meninos na escola e tornando seu grupo de dança o melhor do pedaço.

No Ritmo da Dança ‧ Livre ‧ 1998 ‧ Romance/Drama ‧ 2h7min ‧ Diretora: Randa Haines

Sabe aquela frase? “Porque tudo que é bom não fica velho, vira clássico...” Então, este filme é a prova disso! Lançado em 1998 o "No Ritmo da Dança" é um drama romântico, repleto dos mais admiráveis estilos de dança a dois e com uma trilha sonora viciante. Apesar da longa duração, seu envolvimento é tão intenso que passa num piscar de olhos.

Em resumo, a história é de uma dançarina compenetrada, totalmente focada em sua carreira. Entretanto, ela acaba se distraindo com um romance, luta contra ele, mas no fim percebe que se houver um equilíbrio, poderá ser feliz com os dois.

O famoso clichê que a gente gosta! Indicado para adultos, o filme reforça que por meio da dança de salão, podemos nos sentir mais empoderados(as), livres e confiantes. E de brinde, resgata e fortalece os laços afetivos do casal que o pratica! Prepare-se para o final... se você nunca dançou Salsa, esta poderá ser a sua primeira vez!

Feel the Beat ‧ 2020 ‧ 1h47min ‧ Diretora: Elissa Down

Estilo sessão da tarde, "Feel the beat" é um filme divertido, leve e sem exageros. De um jeito descontraído, traz a mensagem de autoconhecimento, identificação e valorização das pessoas em meio aos desejos e metas pessoais.

Ele conta a história de uma bailarina que precisa voltar para sua cidade natal e por meio de uma oportunidade, começa a dar aulas de ballet e jazz para crianças um tanto atrapalhadas. Inicia-se então uma maravilhosa troca de aprendizado não só para os alunos, mas também para a professora. Direcionado para crianças em fases de transição ou pré-adolescentes, ele reforça valores como humildade e empatia.

Características estas que começam a aparecer nesta fase, sendo elas supervisionadas e moldadas por amorosos pais e por nós compreensíveis professores/educadores. Um excelente filme, e uma bela mensagem; vale à pena conferir!


Aprenda a dançar nas aulas do Sesc-SC:


E se você quer praticar dança, o Sesc Santa Catarina está com inscrições abertas para as modalidades Ballet, Jazz, Dança do Ventre, Dança Livre, Dança Criativa, Danças Urbanas, Dança Contemporânea, Sapateado e Dança de Salão. As aulas podem ser presenciais ou a distância, e possibilitam o avanço progressivo e individual de cada aluno.

Clique aqui para mais informações, valores, unidades que oferecem o serviço e turmas.

Colaboração: Brenda, Mariana e Nayara, instrutoras de dança do Sesc Concórdia e Fernanda Honorata, instrutora de dança do Sesc Joinville.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .