Academia Sesc: A importância da atividade física na adolescência

Confira a importância da atividade física desde cedo para a mente e o corpo para adolescentes


21/06/2021 - Atualizado em 15/09/2023 - 11091 visualizações



Academia Sesc e adolescência 

A adolescência é um dos momentos mais importantes e decisivos na vida de uma pessoa. Um período de descobertas e transformações significativas no corpo, com mudanças em vários aspectos: físicos, emocionais e, até mesmo, comportamentais.    

Colocar o corpo em movimento contribui para o bom funcionamento do organismo e previne uma série de doenças. E na adolescência, os benefícios da atividade física vão além: auxilia no desenvolvimento físico, reduz o risco de doenças futuras trazidas pelo sedentarismo ou obesidade, aumenta a força e a resistência, ajudando a construir ossos e músculos saudáveis, ajuda a controlar o peso, a ansiedade e o estresse e melhora da autoestima. 

Nesse momento, mais do que nunca, é muito importante para esse público praticar alguma atividade física orientada, para fortalecer a imunidade, a autoestima e ainda reduzir a ansiedade e tensão provocada pelo distanciamento social.  

 Quer saber mais sobre como a academia Sesc pode auxiliar na prática regular de exercícios para adolescentes? Então continue a leitura e entenda!

A academia Sesc é recomendada para adolescentes? 

Nas academias Sesc, é aplicado nos treinos a metodologia do Treinamento Multifuncional (TMF), que é uma ótima opção para públicos de todas as idades. Os adolescentes também podem ser beneficiados dessa metodologia, contando com a orientação de profissionais capacitados para a elaboração dos treinos e acompanhamento dos alunos.

Para pré-adolescentes, entre 11 e 15 anos, a Instituição oferece em algumas Unidades o“Movimento Teen”, no formato de duas aulas semanais com 50 minutos. A atividade tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, promovendo integração, variedade nas atividades físicas, dinamismo nas aulas e foco na prática lúdica de atividade física.

Qual os benefícios da academia Sesc para adolescentes?  

A adolescência é uma fase de muitas mudanças, e praticar atividade física desde cedo além de evitar o sedentarismo, auxilia para regular a saúde e manter o corpo saudável. 

Além da melhora da qualidade de vida e bem-estar, isso se torna ainda mais importante quando o assunto se trata em pessoas que estão passando pela fase de crescimento e desenvolvimento, com mudanças hormonais e físicas que podem ser melhoradas com o exercício físico.  

Na fase da adolescência, as crianças experimentam mudanças físicas em seus corpos, como o ganho de peso e altura, muitas vezes tendo problemas com autoestima. 

 Logo, a academia Sesc pode auxiliar por meio do treinamento multifuncional (TMF) a trabalhar o exercício de forma integrada e com um treino preparado para a fase de vida da pessoa.  Entre os benefícios estão:  

  •  Redução da possibilidade da obesidade;  
  •  Evitar o sedentarismo;  
  •  A compreensão e conhecimento do corpo desde cedo; 
  •  O entendimento da disciplina, que é necessária para alcançar os objetivos desejados;  
  •  Redução de riscos cardíacos; 
  •  Interação social; 

Benefícios mentais 

Além de todos os estímulos para o corpo, a atividade física também traz benefícios mentais positivos nos adolescentes.  

Isso porque, quando a atividade física é realizada, endorfinas são liberadas, que promovem sentimentos de felicidade e bem-estar.  

 Ao permanecerem fisicamente ativos, os adolescentes reduzem o risco de estresse, e depressão, além de outros problemas de saúde mental. Além disso, a atividade física auxilia na autoestima.  

Segundo as diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário, da Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado uma média de 60 minutos por dia de atividade física aeróbica moderada a vigorosa por semana para crianças e adolescentes.  

Acompanhamento nutricional

No Sesc Santa Catarina, ao praticar atividades físicas na academia Sesc, você também pode realizar uma consulta com nossos profissionais nutricionistas para um melhor acompanhamento e orientação para uma alimentação adequada.

Realizamos avaliações individuais, medições, entrevistas, orientações, prescrições de exames, indicação de dietas, exercícios físicos e muito mais para o seu bem-estar. A consulta inicial tem duração de 55 minutos e as demaism 30 minutos.

E você, gostou das dicas sobre os benefícios da atividade física na adolescência? Aproveite e acesse a página do Treinamento Multifuncional para saber mais informações sobre as academias sesc

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .