5 dicas valiosas para quem quer aprender violão e 7 músicas fáceis para tocar

Quer aprender violão, e não sabe por onde começar? Qual o melhor tipo de instrumento para iniciantes? Quanto tempo demora para saber tocar uma canção? Confira nossas dicas!


16/02/2022 - Atualizado em 15/09/2023 - 3044 visualizações

Aprender violão não é um “bicho de sete cabeças”, mas sim um sonho possível de realizar. No entanto, quando sentimos o desejo de aprender sobre o instrumento, algumas dúvidas vêm à mente:

Por onde começo? Quanto tempo vou demorar para aprender a tocar? Qual tipo de instrumento preciso comprar? Quais músicas são mais fáceis neste primeiro momento?

Muitas vezes essas questões acabam impondo barreiras para o início do aprendizado musical. A escolha de um curso e a forma como acontece a iniciação também podem interferir no desempenho e evolução no instrumento.

Seguindo essa linha de pensamento, elencamos os pilares essenciais no aprendizado do violão, para nortear a escolha pelo melhor caminho.

1 - Qual o melhor tipo de violão para iniciantes?

Antes de tudo, é necessário que o instrumento seja compatível com sua estatura, pois ele se tornará uma extensão de seu corpo e deve se adequar ao seu tamanho de forma confortável, para que facilite a execução prática. Procure não investir em instrumentos caros demais nesse momento. No caso do violão, seriam indicados violões com cordas de nylon que, por serem mais macias, evitam aquela “dorzinha” na ponta dos dedos.

2 - Qual o primeiro passo a ser trabalhado no começo do aprendizado?

Nesse início de caminhada, é preciso que sejam separados os objetivos por etapas e cada vitória deve ser extremamente valorizada.

O primeiro objetivo é trabalhar a coordenação motora e independência dos membros (braços, mãos, dedos), de acordo com o instrumento que está sendo executado. Isso irá fazer com que você esteja preparado para as próximas fases do ensino.

Problemas de articulação também são trabalhados durante esse processo, deixando claro que isso não impede você de tocar o instrumento, apenas acresenta uma etapa no aprendizado, o que te deixará ainda mais preparado para a realização desse sonho.

3 - Quais exercícios devo praticar nesse início?

É importante dar atenção ao trabalho de memorização de acordes, usando em paralelo as técnicas de coordenação motora trabalhadas nas primeiras aulas, o que dará uma base para o aprendizado rítmico.

4 - Quais músicas são mais fáceis para aprender?

O reggae, na sua forma simplificada, é um dos ritmos mais fáceis para aprender a tocar as primeiras músicas, por sua forma compassada e com os tempos bem marcados.

Seguindo a linha do violão popular, artistas como: Armandinho, Dazaranha e Chimarruts são ótimos exemplos para montar seu repertório.

Para quem preferir se aventurar por outros estilos, indicamos também o rock ou até mesmo a guarânia, muito utilizada em músicas de sertanejo raiz.

Confira a lista abaixo:

5 - Não tenha pressa 

 O importante nesse início é não ter pressa. Tente apenas tocar a música, deixando para tocar e cantar em etapas mais avançadas. Nosso cérebro precisa de tempo para assimilar e guardar todas as novas informações, e esse tempo é diferente para cada indivíduo. Pular etapas pode causar um bloqueio, que pode resultar na desistência do aprendizado. 

 Com o conhecimento prático e teórico do instrumento, você terá a possibilidade de se desprender e ficar livre para criar versões das canções que mais gosta, sabendo até mesmo simplificá-las para tornar mais prática a sua execução. 

Assista abaixo o Top Dicas do Sesc sobre a importância de aprender e vivenciar a arte

 Colaboração: Taymon Rodrigues Fabris, instrutor de violão do Sesc Araranguá.


Aprenda a tocar violão nas aulas do Sesc-SC


E se você quer dar o primeiro passo rumo ao aprendizado, o Sesc Santa Catarina está com inscrições abertas para o Curso de Violão em várias Unidades do Sesc no Estado, com aulas presenciais e on-line. O objetivo é oferecer o aprendizado do instrumento através de atividades de apreciação musical, práticas de grupo, performance, desenvolvimento de repertório, aperfeiçoamento de técnicas de expressão e execução musical e teoria da música. As aulas podem ser presenciais ou a distância, e possibilitam o avanço progressivo e individual de cada aluno.

Clique aqui para mais informações, valores, unidades que oferecem o serviço e turmas.



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .