Início
Prêmio Literário Sesc Criança
A voz dos meus olhos
A voz dos meus olhos
"A voz dos meus olhos” é uma história que revela o mundo interior de uma criança que não fala, e poeticamente nos ensina que o essencial é dito pelos olhos.
Escrito por Cynthia Valente
Ilustrado por Fernando Zenshô
Acesse o ebook
e conteúdos complementares
Sobre os autores
Conheça mais sobre os autores da narrativa vencedora da 2ª edição do Prêmio Literário Sesc Criança
Cynthia Valente
Escritora e professora de Literatura possui graduação em Letras e mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Literatura Hispano-americana pela Universidad de Sevilla, Espanha. Mãe atípica e solo de dois meninos, gosta de colecionar histórias, apaixonada pela palavra e pela poesia da vida cotidiana. Literatura é seu lugar de felicidade, e como autora tem os livros publicados "Que Trazes Pra Mim?" (Ed. da UFSC, 2006), “Juca na bicicleta” (Letras contemporâneas, 2019), e “A voz dos meus olhos” (Sesc-SC, 2023).
Fernando Zenshô
Pai, artista plástico, ilustrador e educador. Dentre seus trabalhos com ilustração de livros infantis estão, “O tempo de Dindi” (Letra e imagem, 2020); “Maíra” (ed. da Autora, 2020); “As aventuras do monge Tantan: poemas da Monja Coen Roshi" (Cortêz, 2022) e “A voz dos meus olhos” (Sesc-SC, 2023).
Sobre a narrativa
Como você lê o mundo? Onde seu olhar alcança? Uma história que nos fala da poética de olhar, de diferentes modos de ser e estar no mundo, e (tentar) entendê-lo, aguçando nossos sentidos para: tocar, ver, ouvir, sentir sabores, sentir aromas, até o momento de encontrar o som das asas das borboletas. Uma história que deixa à tona aquilo de mais humano que nos constitui, o reconhecimento de nós mesmos pelo olhar do outro, um outro que nos vê e ainda mais que isso, nos enxerga. Esse outro amoroso, que nos dá a conhecer o mundo por mãos afetuosas. Que nos dá a conhecer um mundo de sensações por meio de uma linguagem tão profunda e poética, que as palavras quase não dão conta de dizer, mas tomam corpo, dançam com o vento, mergulham no mar. O olhar nos dá a ver o mundo, mas também nos faz experimentar o que não vemos, aquilo que nos escapa, nos apresenta o íntimo, o que temos de mais misterioso… Afinal, não são os olhos as janelas da alma? Quem sabe, aprender a ouvir o olhar não seja mesmo a linguagem do encontro…

Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutora em Educação e Pesquisadora de Literatura Infantil.
Fotos das ações de lançamento do livro
A publicação impressa está disponível para empréstimo e consulta nas Bibliotecas do Sesc de todo o país e distribuída para bibliotecas municipais e instituições de cultura e de ensino de Santa Catarina. Confira algumas fotos de como foi o lançamento do livro nas Bibliotecas Sesc.
Conteúdos
Live de Lançamento
Podcast Página Sonora - A narrativa completa do livro