Diversidade gastronômica
De 3 e 5 de agosto Florianópolis recebe o 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, em uma realização do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac de Santa Catarina, com apoio da Prefeitura Municipal, Associação FloripAmanhã, Fecomércio de MG, RJ e PA, além de outras entidades parceiras. Desde 2014, a capital catarinense tem a chancela de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, que reconhece a contribuição do município para a gastronomia mundial com base na sua culinária, tradições alimentares, diversidade cultural e práticas sustentáveis relacionadas à alimentação.
O encontro acontece no Hotel Sesc Cacupé e será uma oportunidade para mostrar todas essas riquezas gastronômicas e culturais a pessoas do país todo. O evento irá reunir representantes das quatro cidades brasileiras que possuem a chancela da Unesco: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Paraty (RJ), além da Ilha da Magia, em um encontro histórico, que visa promover a troca de experiências e o intercâmbio cultural entre os profissionais do setor, a fim de gerar novos negócios, parcerias e cooperação entre as cidades chanceladas.
O presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni, reforça a importância dessa iniciativa.“Cada uma dessas cidades tem uma história única, com particularidades ímpares que as permitiram receber essa chancela da Unesco. Reunir todas elas em um evento desse porte será fundamental para que possam trocar experiências e contribuir umas com as outras para o fortalecimento dessa cadeia produtiva, ajudando o país a se destacar cada vez mais nesse setor”, comenta.
A programação será dividida em dois momentos:
O primeiro deles terá um caráter técnico, com reuniões e visitas técnicas que irão permitir a troca de experiência entre as cidades chanceladas.
No segundo momento, será realizada a Feira Criativa, em que o público geral também poderá participar. Para a Feira, estão sendo organizadas aulas show, com chefs de cada uma das cidades chanceladas, atrações culturais, shows e participação de restaurantes locais.
“Ser uma Cidade Criativa Unesco é um patrimônio da sociedade de Florianópolis e queremos que todos tenham orgulho de viver em uma cidade com esse título. Por isso, pensamos nessa programação que além de técnica também mostre para a sociedade o valor desse reconhecimento. Queremos que todos que amam Florianópolis e que são amantes da boa gastronomia participem conosco e reconheçam o valor cultural e econômico dessa chancela”, conclui o presidente Hélio Dagnoni.
Ostra Experience
Durante as visitas técnicas, representantes das quatro cidades criativas da gastronomia e de outras entidades nacionais terão o privilégio de vivenciar experiências gastronômicas na Ilha da Magia. O Ostra Experience, no Ribeirão da Ilha, está na rota.
Os participantes poderão conhecer de perto a produção de ostras da Capital Nacional da Ostra, e aprender a história do cultivo desse molusco, contada por um maricultor nativo, o senhor Beto. No passeio são mostradas as etapas de produção, desde a semente até o produto pronto para o consumo. O momento mais esperado é a degustação do alimento.
0 Comentários