Alunos da Escola Sesc em Joinville investigam números irracionais


04/04/2017 - Atualizado em 13/04/2017 - 390 visualizações

Os alunos do 8º ano da Escola Sesc em Joinville, realizaram no último dia 31 de março uma aula experimental de matemática no Multilab, para investigaram se as proporções do corpo humano contêm a relação de ouro e construção do significado do número “pi". Orientados pelo professor de Matemática, Cleberson de Lima Mendes e do Laboratorista, Thiago de Figueiredo Rosa, os alunos mediram e calcularam a razão entre a altura do colega e a medida do umbigo até o chão e a distância dele até ao alto da cabeça e o comprimento da linha dos ombros. Após as medições, os valores obtidos foram discutidos e os alunos perceberam que os resultados se aproximavam do enigmático e famoso número irracional conhecido como o número de ouro.

Em seguida, com o auxílio de materiais circulares, os alunos calcularam o quociente entre o perímetro dos círculos e o diâmetro. Na sequência, observaram os resultados e concluíram que os valores se aproximavam de uma constante de 3,14; valor este que representa o número “pi"

A atividade proporcionou uma experiência diferente, onde os alunos puderam identificar o significado desses dois números irracionais, a partir de suas próprias conclusões e observações. O objetivo da aula era identificar a diferença entre os números racionais e irracionais por meio da atividade investigativa da história desses famosos números.

Colaboração: Cleberson de Lima Mendes, professor do Sesc em Joinville.




Alunos da Escola Sesc em Joinville.

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