32bsp-banner-itinerancias-quadrado

Sesc em Itajaí receberá mostra itinerante da 32ª Bienal de São Paulo

Itajaí, no litoral norte catarinense, é uma das 14 cidades brasileiras a receber exposição com seleções de obras da 32ª Bienal de São Paulo. Nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, equipes da Fundação Bienal de São Paulo e do Departamento Nacional do Sesc (DN) participaram de visita técnica à Galeria de Artes Visuais do Sesc em Itajaí para conhecer o espaço, dialogar com a equipe do Sesc em Santa Catarina sobre a curadoria e projeto expográfico.

A mostra itinerante da 32ª Bienal de São Paulo em Itajaí deve abrir no final de setembro e fica em cartaz por dois meses, com visitação gratuita. Neste período, também serão realizadas ações educativas, como formação de mediadores, trabalho com professores e estudantes, conversas com artistas e curadores, oficinas, seminários, entre outras atividades.

“Essa parceria com a Fundação Bienal de São Paulo é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Sesc em artes visuais e vai ao encontro da nossa ação educativa. Vamos somar esforços para ampliar ainda mais o acesso ao público a este importante evento e formar multiplicadores”, declara Caroline Souza, assessora de Artes Visuais do DN.

Com o tema “Incerteza Viva”, a 32ª Bienal de São Paulo tem como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição se propõe a traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas. A mostra teve curadoria de Jochen Volz e dos cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México) e contou com a participação de 81 artistas e coletivos

Sobre o programa de mostras itinerantes

O programa de mostras itinerantes com recortes da Bienal de São Paulo é uma iniciativa que chega neste ano à sua quarta edição, tendo início durante a 29ª edição da mostra. As itinerâncias da 29ª Bienal, em 2011, e da 30ª Bienal, em 2013, receberam o público total de 411 mil visitantes. As itinerâncias da 31ª edição, em 2015, circularam por 13 cidades e reuniram um público total de mais de 250 mil visitantes.

Para as itinerâncias da 32ª Bienal, foram renovadas parcerias institucionais com o Sesc-SP, FAAP, Fundação Clóvis Salgado (Belo Horizonte-MG), Secretaria de Estado de Cultura – SEC (Cuiabá-MT) e Fundação de Serralves (Portugal). Visando ampliar ainda mais o impacto da Bienal para além do eixo Rio-São Paulo, a edição também estende seu arco de parceiros institucionais produzindo mostras em conjunto com o Sesc Nacional, Palácio do Itamaraty (Brasília-DF) e o Museo de Arte Moderno de Bogotá (Colômbia).

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>